CPI aprova convocação de empresário ligado a Lula que recebeu empréstimo suspeito do BNDES

cpi-do-bndes

Com apoio do PSDB, a CPI do BNDES aprovou, nesta quinta-feira (12), a convocação do empresário José Carlos Bumlai, um dos alvos da Operação Lava Jato. Mais uma vez a base do governo tentou impedir a votação de requerimentos par barrar a convocação do pecuarista amigo do ex-presidente Lula, beneficiário de suposto tráfico de influência praticado pelo petista na instituição financeira. Mas deputados tucanos reagiram à investida do PT e aliados para blindar Bumlai e atrapalhar as investigações.

O deputado Caio Narcio (PSDB-MG) foi um dos que criticaram a ofensiva. “É um absurdo que queiram impedir as investigações dessa maneira. Os parlamentares ligados ao governo têm medo porque sabem o que ele pode revelar aqui”, disse. “Esse amigo de Lula recebeu milhões do BNDES ano após ano e depois pediu recuperação judicial. Será que não é mesmo importante trazê-lo aqui? O Brasil está vendo o que o PT está fazendo e por que não quer apurar”, completou João Gualberto (PSDB-BA).

Os pedidos de convocação de Bumlai constavam da pauta da reunião anterior da CPI e estava sendo votado quando a reunião teve que ser encerrada devido o início das votações no plenário da Câmara. Na sessão de hoje, o deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA) pediu que o requerimento tivesse sua apreciação concluída, como determina o regimento da Casa. PT e PCdoB tentaram impedir a aprovação, obstruindo a sessão. Mas, ao final, a convocação foi acatada com os votos favoráveis da oposição.

Sob medida

Bumlai recebeu um empréstimo concedido pelo BNDES no valor de R$ 101,5 milhões. O financiamento contornou uma norma interna do banco que o proíbe de conceder empréstimos a empresas cuja falência tenha sido requerida na Justiça, como foi o caso. Além disso, poucos meses após a concessão, sua firma entrou na Justiça com pedido de recuperação judicial por não conseguir pagar as dívidas que tinha no mercado.

Leia matéria completa no Diário Tucano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s