Tucanafro-MG realiza ações de conscientização sobre câncer de próstata

tucanafro-azul

Foco de campanha é alertar sobre a importância da realização anual dos exames, principalmente entre os negros, mais propensos à doença

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de próstata, o Secretariado da Militância Negra (Tucanafro) do PSDB de Minas Gerais realiza, nesta segunda-feira (09/11), às 19 horas, na sede do partido, em Belo Horizonte, evento de abertura da campanha Novembro Azul – Troque o Preconceito pela Vida. Os participantes terão a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a doença com a palestra do médico urologista Antônio Peixoto de Lucena Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – Regional Minas Gerais e professor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

De acordo com o Portal da Urologia, o câncer de próstata deve atingir 69 mil novos casos ao ano no país, ou seja, 7,8 novos casos a cada hora. E um dado preocupante: estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia, com 3.200 homens, aponta que 51% nunca consultaram um urologista.

A doença não tem prevenção, no entanto, seu diagnóstico precoce é essencial para o tratamento curativo. Por isso, a importância dos exames anuais a partir dos 50 anos de idade.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, homens da raça negra e os que têm familiares de primeiro grau que tiveram câncer de próstata devem procurar um urologista para avaliar a necessidade de iniciar os exames já a partir dos 45 anos. Por isso a preocupação do Tucanafro-MG idealizar a campanha Novembro Azul – Troque o Preconceito pela Vida.

“Essa é a nossa finalidade, trabalhar durante todo esse mês, que é dedicado à causa, para ajudarmos na divulgação da necessidade de se fazer os exames todos os anos, com um foco especial para os homens negros, que são mais suscetíveis ao câncer de próstata”, ressaltou o presidente do Tucanafro, Juvenal Araújo.

Outubro Rosa

Em outubro, o Secretariado da Militância Negra do PSDB-MG promoveu, com sucesso, um evento semelhante, só que direcionado à mulher negra, dentro da campanha Outubro Rosa. A palestra “Mulher Negra, Se Toque!” foi com o mastologista e presidente da Associação de Mastologia – Regional Minas Gerais, Clécio Ênio Murta de Lucena, e com a psicóloga e psicanalista Gê Nogueira.

De acordo com estudos, as mulheres negras com idade inferior a 40 anos podem ter câncer de mama mais precoce do que as mulheres brancas, além de apresentar tumores mais agressivos que podem estar associados à maior taxa de mortalidade

Serviço:

Evento: Abertura da campanha Novembro Azul – Troque o Preconceito pela Vida

Local: Auditório do PSDB-MG (RuaOuro Preto, 846, Barro Preto, Belo Horizonte)

Horário: 19 horas

Data: 09/11/2015 (segunda-feira)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s