Tucanafro entra na campanha Outubro Rosa e promove a palestra “Mulher Negra, Se Toque!”

O mastologista Clécio Ênio afirmou que um dos métodos mais eficientes para detectar o tumor precocemente é a mamografia
O mastologista Clécio Ênio  afirmou que um dos métodos mais eficientes para detectar o tumor precocemente é a mamografia

Secretariado elaborou e distribuiu cartilha destacando as especificidades do câncer de mama na mulher negra

Como parte da campanha Outubro Rosa o Secretariado da Militância Negra do PSDB – Tucanafro – promoveu a palestra “Mulher Negra, Se Toque!” com o mastologista e presidente da Associação de Mastologia – Regional Minas Gerais, Clécio Ênio Murta de Lucena, e a psicóloga e psicanalista Gê Nogueira. Durante quase duas horas os especialistas responderam as dúvidas de mulheres de vários bairros de BH e de outras cidades da região metropolitana que participaram do evento, realizado na noite desta quinta-feira (15/10), no auditório do PSDB-MG, em Belo Horizonte.

Durante as palestras, a importância da prevenção e da conscientização sobre o câncer de mama foram lembradas pelos dois convidados, que também ressaltaram a necessidade de uma alimentação saudável e da atividade física para reduzir o risco de se desenvolver a doença.

Como recomendação básica, o mastologista Clécio Ênio afirmou que é preciso ter controle do peso corporal, evitando a obesidade por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, como também evitar o consumo de bebida alcoólica. A amamentação também foi considerada um fator protetor para as mulheres.

“A enfermidade, que ocorre principalmente em mulheres, não excluindo o público masculino, é mais comum se desenvolver a partir dos 40 anos. As taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Então, a melhor forma combater a doença é a realização de exames preventivos, pois, se diagnosticada na fase inicial, as chances de cura podem chegar a 90%”, explicou o mastologista.

Cartilha orienta prevenção

cartilha

Com o objetivo de compartilhar informações, promover o conhecimento e como forma de ajudar no combate ao câncer de mama, o Tucanafro elaborou e distribuiu durante as palestras uma cartilha orientando as mulheres sobre a prevenção. O material também destacou as especificidades do câncer de mama na mulher negra. (Confira cartilha Tucanafro – Outubro Rosa)

De acordo com estudos, as mulheres negras com idade inferior a 40 anos podem ter câncer de mama mais precoce do que as mulheres brancas, além de apresentar tumores mais agressivos que podem estar associados à maior taxa de mortalidade.

Na pós-menopausa, apesar da incidência do câncer de mama ser menor em mulheres negras e hispânicas do que nas mulheres brancas, o índice de sobrevida é menor pelo fato do diagnóstico nessas mulheres estar sendo realizado em estágios mais avançados. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer.

“É um problema complexo, mas há componentes claramente evitáveis que podemos enfrentar e resolver as questões relacionadas à qualidade dos cuidados de saúde. É hora de avançarmos. Não podemos aceitar que a mulher que mora em áreas periféricas e depende do SUS demore mais de um ano para fazer uma mamografia”, afirmou o presidente do Tucanafro Brasil, Juvenal Araújo.

Para o presidente do Tucanafro, além de chamar a atenção para a doença é preciso também lutar por condições de tratamento. “Não adianta detectar o câncer e não ter condições de trata-lo”, disse Juvenal Araújo.

Outubro Rosa

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Juvenal Araújo e algumas participantes da palestra sobre prevenção do câncer de mama
Juvenal Araújo e algumas participantes da palestra sobre prevenção do câncer de mama

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s