Anastasia lança livro e promove debate sobre segurança jurídica no Brasil

03080 virtual
Uma série de especialistas, juristas e professores de Direito Público e Direito Administrativo se reuniu para lançar o livro “Segurança Jurídica e qualidade das Decisões Públicas – Desafios de uma sociedade democrática”. A obra, que conta com apresentação de Antonio Anastasia (PSDB-MG), trata do projeto de lei apresentado este ano no Congresso Nacional pelo senador mineiro visando incluir, na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, disposições para aumentar a segurança jurídica e a eficiência na aplicação do direito público.

Cada autor escreve sobre um dos artigos do projeto, defendendo as mudanças postuladas pelo senador.

O lançamento do livro ocorrerá nesta quinta-feira, dia 1º de outubro, às 14h30, na sala da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, em Brasília. Na ocasião, haverá uma mesa redonda com a participação de Anastasia, da Senadora Simone Tebet, relatora do projeto na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, e dos professores Carlos Ari Sundfeld (FGV-SP) e Floriano de Azevedo Marques Neto (USP).

“Um problema atual do Brasil é a incapacidade de o Estado gerar confiança nas pessoas, nas empresas e no chamado Terceiro Setor. Ou melhoramos nosso ambiente institucional ou o Estado será um inimigo, jamais um parceiro. As pessoas não devem ser surpreendidas com a edição, pelo Fisco, de um novo regulamento com exigências tributárias que a opinião pública não teve a oportunidade de discutir. Regulações não devem mudar abruptamente, sem um regime adequado de transição. Não é justo o servidor público tomar decisões fundamentadas e de boa-fé, e mesmo assim ser processado pessoalmente só porque o controlador tem opiniões diferentes. A ONG que colaborou com o Poder Público não deve ser punida por simples problemas formais no contrato”, afirma Anastasia na apresentação da publicação.

O evento de lançamento e mesa redonda é aberto para participação de todos. O livro já está disponível em versão on-line no site do senador na internet. Em http://antonioaugustoanastasia.com.br/seguranca-juridica-e-qualidade-das-decisoes-publicas/ o leitor pode fazer o download nas versões PDF, EPUB e MOBI.

Lançamento do livro “Segurança Jurídica e qualidade das Decisões Públicas – Desafios de uma sociedade democrática” e mesa redonda

Data: 01/10/2015 – Quinta-feira
Horário: 14h30
Local: Sala da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal – Ala Nilo Coelho, Sala 2

Veja os juristas que participam da publicação, sob a coordenação do professor Flávio Unes:

ANTONIO AUGUSTO JUNHO ANASTASIA – Senador da República
ADILSON ABREU DALLARI – Professor Titular da Faculdade de Direito da PUC/SP
ALEXANDRE SANTOS DE ARAGÃO – Professor Adjunto da Faculdade de Direito da UERJ
BRUNO MEYERHOF SALAMA – Professor da FGV Direito SP
CARLOS ARI SUNDFELD – Professor Fundador da FGV Direito SP
EGON BOCKMANN MOREIRA – Professor da Faculdade de Direito da UFPR
FERNANDO MENEZES DE ALMEIDA – Professor Titular da Faculdade de Direito da USP
FLÁVIO HENRIQUE UNES PEREIRA – Doutor e Mestre em Direito Administrativo (UFMG). Coordenador e professor do curso de pós-graduação em Direito Administrativo do IDP.
FLORIANO DE AZEVEDO MARQUES NETO – Professor Titular da Faculdade de Direito da USP
JULIANA BONACORSI DE PALMA – Mestre e Doutora em Direito pela USP e Master of Laws pela Yale Law School. Professora da FGV Direito SP – GVLaw e da USJT
MARILDA DE PAULA SILVEIRA – Doutora e Mestre em Direito Administrativo (UFMG). Coordenadora do NEAD e Professora na EDB/IDP.
MARIA SYLVIA ZANELLA DI PIETRO – Professora Titular Sênior da Faculdade de Direito da USP
MARÇAL JUSTEN FILHO – Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP

Fonte: Assessoria de Imprensa do senador Antonio Anastasia

Deixe um comentário