O negro precisa assumir o seu papel na política

Em artigo, o presidente nacional do Secretariado da Militância Negra do PSDB (Tucanafro), Juvenal Araújo, diz que o racismo mata pessoas e também destrói sonhos. Confira íntegra:

?
?

O negro precisa assumir o seu papel na política

Juvenal Araújo
Presidente Nacional do Secretariado da Militância Negra do PSDB (Tucanafro)

Um dia me disseram: “Cuidado com essa coisa de política, isso não é pra gente como você”. Tenho certeza que eu não sou o único a ter ouvido essa frase. Muitos outros que, em algum momento da vida compartilharam com alguém a vontade de entrar na política, passaram por experiências semelhantes. No caso, me disseram isso não por eu ser negro, mas sim pela maior parte das pessoas terem uma visão negativa da política.

Felizmente, já há um bom tempo, pude ter a certeza que a forma mais eficaz de melhorarmos o nosso país é por meio da política. Nela estou hoje, principalmente, por conta de uma causa muito importante, histórica e que me orgulha muito: a luta pela igualdade racial.

O racismo mata pessoas e também destrói sonhos. E, apesar de mais da metade da população no país ser negra, ainda somos tratados como uma minoria. Afinal, muita gente vê com naturalidade o fato de apenas 20% da Câmara Federal se declarar negra. Isso contando que deputados brancos – sabe-se lá porque – se declaram negros.

No senado, a proporção dos que se declaram negros é semelhante. Entre os eleitos na última eleição, 18,3% (cinco senadores) se declaram pretos. Em um momento em que negros têm salários piores, são as maiores vítimas da violência, têm menos oportunidades profissionais e sofrem com a desigualdade em todas as áreas, como poderemos ser representados na política?

Sem ter vivido o racismo na pele, a chance de um político abraçar a nossa causa é muito menor. O negro vai poder se contentar somente no dia em que ao menos metade dos cargos públicos forem ocupados por ele.

Como fazer com que o negro ocupe seus espaços? Trabalhando pela politização nas periferias, onde nós negros estamos mais presentes e acreditar em uma mudança profunda. Nosso povo precisa se conscientizar da importância de participar ativamente da política para criarmos um novo destino para as futuras gerações.

Temos que assumir o nosso papel e a necessidade de lutarmos, juntos, por uma política melhor neste país. Não podemos nos intimidar com tantas falcatruas e maus exemplos passados por este desgoverno do PT. Pelo contrário, tantos desmandos só nos motivam ainda mais a procurar trazer lideranças importantes para o Tucanafro (Secretariado Nacional da Militância Negra do PSDB) e assim ampliarmos a nossa voz e representatividade.

Não podemos nos contentar com a atual realidade, e vamos trabalhar fervorosamente para melhorar este cenário. Estou certo de que não estou sozinho nessa luta. Afinal de contas, como diz o nosso lema: “A Luta não é só do Negro, é de todos nós”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s