Cotação recorde do dólar reflete falta de credibilidade do governo Dilma

dolar

Nesta terça-feira (22/9), o dólar comercial fechou a R$ 4,05 pela primeira desde o Plano Real, em mais um recorde do governo Dilma. A alta da moeda americana deve derrubar o Brasil no ranking das maiores economias do mundo, elevar a dívida externa das empresas em reais e pressionar os índices de inflação. Para deputados do PSDB, o enfraquecimento do real é consequência da perda de credibilidade da gestão petista, que transmite insegurança ao mercado financeiro e aos investidores.

Entre as razões para o alto da moeda, está a desconfiança do mercado em relação ao êxito do governo Dilma na aprovação das novas medidas de ajuste fiscal. Neste mês uma das principais agências internacionais de classificação de risco tirou do Brasil o selo de bom pagador. Segundo ranking elaborado pela Austin Rating destacado pelo portal UOL, a escalada do dólar, associada ao baixo crescimento econômico, fará o Brasil perder a 8ª posição entre as maiores economias globais.

Deputado Bonifácio Andrada (PSDB-MG)
Deputado Bonifácio Andrada (PSDB-MG)

Decano na Câmara, o deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) lembrou a importância fundamental da política e da economia na vida de qualquer nação. Segundo ele, quando a primeira é muito fraca, não consegue gerenciar a segunda. É o que está acontecendo no Brasil. “Vivemos uma grave crise na política, com influências na economia. No momento em que dólar chega a essa altura e o real fica tão desvalorizado, passamos a ver que a crise é da mais alta gravidade, pois atinge o dia a dia das pessoas, suas atividades domésticas, profissionais e a manutenção das suas famílias”, disse o parlamentar.

Leia matéria completa no Diário Tucano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s