Tucanos rebatem declarações de ministro e dizem que brasileiros não toleram mais impostos

joaquim-levy1Diferentemente do que pensa o governo da presidente Dilma, a população brasileira não aceita pagar mais impostos. Na quinta-feira, o ministro da Fazenda Joaquim Levy (foto) afirmou que as pessoas entenderiam se tivessem que pagar um pouco mais para ver o país melhor, tese não respaldada na realidade. Na avaliação de deputados do PSDB, o povo espera do governo soluções reais para a crise provocada por erros da gestão petista, sem empurrar a conta para o cidadão pagar.

Pesquisa divulgada pelo Instituto Data Popular mostra que a sociedade já se sente sobrecarregada com tanta tributação e derruba a tese defendida por Levy. Divulgado nesta semana, o levantamento revelou que 68% dos brasileiros acreditam que já pagam muito imposto e 69% não veem retorno nos tributos que pagam.

CRISE ATINGE FAMÍLIAS

Eventual aumento de impostos pode piorar uma situação que já é ruim. Pesquisa CNI/Ibope mostra que as famílias já estão sendo afetadas pelo desemprego: 44% dos entrevistados afirmam que ele(a) ou alguém de sua família perdeu o emprego nos últimos doze meses, o que levou a uma nova relação com o mercado de trabalho. Nos últimos 12 meses, 48% dos brasileiros buscaram trabalho extra para complementar a renda. Em 40% das famílias, pessoas que estavam fora do mercado de trabalho tiveram que voltar a trabalhar para ajudar com os gastos da casa.

E mas: seis em cada dez brasileiros afirmam ter perdido poder de compra nos últimos 12 meses. Essa redução é resultado da redução na renda dos trabalhadores, experimentada por 42% dos brasileiros, aliada ao aumento generalizado de preços.

Leia matéria completa no Diário Tucano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s