Cancelamento de edital da Lei de Incentivo à Cultura é mais uma prova de que o PT governa de costas para o setor

jeitoPT

Reportagem publicada na edição desta sexta-feira (11/9) no jornal O TEMPO revela que a Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais decidiu não lançar edital para seleção de projetos para Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LEIC) relativo ao ano de 2015. Trata-se de mais uma demonstração de que Fernando Pimentel, do PT, está governando o estado de costas para o setor cultural. O processo de desmanche do Circuito Cultural Praça da Liberdade é outro exemplo do descaso da administração petista para com este importante segmento.

A incerteza dos produtores culturais sobre esta questão perdurava desde março. Na ocasião, a secretaria estadual da Cultura anunciou que o teto da LEIC havia atingido seu limite, mas, desde então, não apresentou nenhuma alternativa para o suposto problema. De acordo com a reportagem, a publicação de um comunicado no site da Secretaria anunciando oficialmente que não seria lançado o edital, “gerou desconforto entre os agentes culturais” do estado. Os produtores culturais ficaram mais uma vez desapontados e temorosos com os rumos da cultura em Minas com a administração PT-PMDB no estado.

O anúncio feito pela Secretaria de Cultura de que a LEIC será reformulada não foi suficiente para conter a insatisfação da classe cultural mineira, já que mais uma vez não serão ouvidos os segmentos interessados, como vem ocorrendo desde que o governador Fernando Pimentel tomou posse e o setor cultural de Minas foi colocado em segundo plano pela administração petista. De acordo com a reportagem, artistas e produtores acreditam que as mudanças na LEIC deveriam também envolver o legislativo na discussão.

Os produtores culturais reclamam ainda da morosidade do governo estadual para analisar os pedidos de captação de recursos através da LEIC. Alguns projetos chegam a perder possíveis patrocínios porque a documentação entregue não é analisada a tempo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s