Anastasia leva programa de formação do Senado às Câmaras Municipais do Campo das Vertentes

antonio-anastasia-foto-agencia-senado

Encontro Interlegis acontece nesta segunda-feira em Tiradentes e discute pacto federativo e reforma política

O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) (foto) visita nesta segunda-feira (14/9) Tiradentes, no Campo das Vertentes. A cidade recebe a segunda edição mineira, de uma série de eventos promovidos para formação e qualificação para os Legislativos Municipais. O senador mineiro abre o evento falando para políticos, lideranças e técnicos da região sobre o Pacto Federativo e as discussões envolvendo o tema no âmbito do Congresso Nacional.

“O primeiro encontro que realizamos em Minas Gerais, em Unaí, rendeu frutos positivos. Recebemos um bom retorno das Câmaras Municipais. A intenção é fazer com que essa parceria cresça. O Interlegis tem as ferramentas necessárias e um pessoal extremamente qualificado, as câmaras tem a vontade de realizar. Unimos isso nesse encontro, com a discussão de temas importantes. Acredito que será mais uma boa oportunidade para troca de experiências e para o desenvolvimento de um trabalho legislativo nos Municípios ainda mais transparente e produtivo”, afirma Anastasia.

Além da palestra do senador, haverá o ato de instalação da Escola do Legislativo de Tiradentes. Depois, acontecem os treinamentos dirigidos aos servidores das Câmaras Municipais da região.
O consultor do Senado Arlindo Fernandes de Oliveira debaterá o voto distrital e o financiamento de campanha. Francisco Biondo, da equipe do Programa Interlegis, dará palestra sobre a transparência no Legislativo, explicando a Solução Web, um pacote de produtos e serviços destinado gratuitamente às Câmaras que não possuam presença na internet.

Pela primeira vez no Brasil, a programação vai incluir mais uma oficina, de Atualização de Regimento Interno e Lei Orgânica Municipal. A ela se somam os treinamentos normalmente realizados: para instalação e uso do Portal Modelo para internet e para o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

A mobilização das casas legislativas da região tem sido intensa. Servidores de cerca de 30 delas já se inscreveram. Duas das oficinas começam na tarde de segunda-feira e se estendem até o dia 16. A Oficina de SAPL acontecerá nos dias 17 e 18.

Com a adoção de produtos tecnológicos que são oferecidos sem qualquer custo para as casas legislativas, as Câmaras passam a contar com ferramentas modernas que, além de tornarem seu trabalho mais eficiente, dão as condições para o cumprimento das exigências das Leis de Transparência e de Acesso à Informação.

Fonte: Assessoria de Imprensa do senador Antonio Anastasia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s