Inflação nas alturas é mais uma consequência da irresponsabilidade petista, avaliam tucanos mineiros

inflacaoO poder de compra dos brasileiros está cada vez menor, com uma inflação que corrói a renda do trabalhador e impõe dura carestia no dia a dia. O percentual dos últimos doze meses (8,89%) quase empata com a aprovação popular da presidente Dilma (9%) e com outra triste estatística – o desemprego, que foi de 8,1% entre março e maio, o maior índice da série histórica. Para deputados tucanos, o brasileiro está pagando a conta da irresponsabilidade do PT.

“O povo está sendo penitenciado pelos desacertos deste governo”, apontou o deputado Caio Narcio (PSDB-MG) nesta quinta-feira (09/7). “Os seus 9% de popularidade indicam que a cada 10 brasileiros, 9 não a querem. E os motivos são claros, como o desemprego aumentando e as contas subindo”, completou o jovem parlamentar do PSDB.

Apenas em junho, o índice oficial de inflação atingiu 0,79%, o maior percentual para o mês desde 1996, de acordo com o IBGE. A alta dos preços é generalizada. De cada 100 produtos, 68 ficaram mais caros no mês passado. A cebola subiu 148% desde janeiro, enquanto a energia elétrica registrou alta acumulada de 58% ao longo dos últimos 12 meses. Os jogos de azar, incluídos nos grupos de despesas pessoais, tiveram aumento de 30,80% no mês passado. As passagens aéreas subiram 29,19%, enquanto a taxa de água e esgoto teve incremento de 4,95%.

Ao analisar os indicadores, Paulo Abi Ackel (PSDB-MG) lembrou o discurso do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na convenção do PSDB, no último domingo. “Como disse FHC, ‘essa crise não é nossa’. A responsabilidade por esses índices é do governo e o custo quem vai pagar é a população”, disse o tucano mineiro.

Confiança abalada

De acordo com o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), há uma crise de confiança aguda na sociedade, que impacta na inflação. “Inflação é expectativa. As pessoas, não prevendo um controle, uma estabilidade lá adiante, de alguma forma se previnem. Isso também alimenta a inflação. Hoje, os brasileiros pagam a conta da irresponsabilidade do PT na condução da economia dos últimos anos”, reprovou. Segundo o senador, lamentavelmente os mais pobres é que pagam a dura conta dos equívocos e das irresponsabilidades cometidas pelo PT ao longo dos últimos anos.

Leia matéria completa no Diário Tucano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s