Tentativa do PT de desmantelar Circuito Cultural esbarra na pressão popular

 

População reconhece importância do Circuito e elege projeto como o ponto turístico mais bem avaliado do Estado
População reconhece importância do Circuito e elege projeto como o ponto turístico mais bem avaliado do Estado

Com mais de quatro milhões de visitantes desde sua criação em 2010, o Circuito Cultural da Praça da Liberdade começou a ser desmantelado pelo governo de Fernando Pimentel, do PT, no momento em que se tornou a maior referência de arte e cultura democrática da capital mineira, com reconhecimento nacional e internacional. A tentativa de desconstruir este projeto, com o fim de visitações em vários de seus espaços, como é o caso do Palácio da Liberdade, esbarrou num fato incontestável: a população aprova e se beneficiou do Circuito.

O Circuito foi eleito como o ponto turístico mais bem avaliado do Estado e o sexto do Brasil, conforme resultado do prêmio “Travelers’ Choice Atrações”, promovido pelo TripAdvisor, considerado o maior site de viagens do mundo.

“Não podemos deixar que aconteça a destruição de tudo o que foi feito de positivo em Minas só porque era do governo anterior. O Governo do PT fechou o Palácio da Liberdade e não conseguiu se justificar. Agora afirma que no segundo semestre as visitações voltarão e essa posição é sim em função da pressão popular, pois não era essa inicialmente a opinião do governo”, afirmou o deputado Lafayette Andrada (PSDB), coautor do requerimento da audiência pública que debateu, na manhã desta quinta-feira (18/06), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, as intervenções feitas pelo governo no Circuito.

Preocupada com os rumos que o Circuito Cultural está tomando, a artista plástica Margaret Ianni teve a iniciativa de criar uma página nas redes sociais – que já tem mais de 5 mil seguidores em menos de um mês – para questionar as mudanças que estão sendo adotadas e mostrar a importância deste complexo cultural.

“Estamos falando de um espaço com fácil localização, acesso gratuito, extremamente popular. Eu não precisei pegar voo para ver na minha frente uma tela Picasso, não precisei visitar a Europa para conhecer Kandinsky. Isso foi permitido e franqueado à população de Belo Horizonte por meio do projeto”, enfatizou Ianni.

Desmantelando a cultura

Ao contrário do que o PT tenta pregar, até dezembro de 2014, todos os 12 equipamentos do Circuito estavam em pleno funcionamento, sem nenhum problema de manutenção ou infraestrutura, resultado dos investimentos do último governo e parcerias privadas que permitiram a execução de um modelo de gestão inovador e estruturado.

Com poucos meses de gestão, o governo petista deu mostras claras do seu desgoverno e falta de planejamento. Colocou fim no Termo de Parceria com Instituto Sérgio Magnani, reduziu os investimentos para o Circuito Cultural e fechou a visitação do Palácio da Liberdade – assim como o acesso da imprensa ao local.

Também foi reduzido a praticamente nada o atendimento aos alunos de escolas públicas, por meio do projeto de arte educação. A série de atos de má gestão levou ao encerramento da parceria com o Oi Futuro, abrindo mão de mais de R$ 20 milhões de investimentos em cultura no estado.

O projeto Centro de Ensaios Abertos (Cena), no prédio verde, dedicado aos produtores e criadores de artes cênicas de Minas Gerais foi cancelado e projetos exitosos como o Ballet Jovem, a Big Band e o Grupo de Choro, do Cefar, do Palácio das Artes, encerrados. O Palácio das Artes cancelou também Os Concertos no Parque, da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais no Parque Municipal, projeto de mais de 15 anos com imenso sucesso de público (chegando a reunir em alguns eventos mais de 40 mil pessoas).

Fonte: Bloco Parlamentar Verdade e Coerência

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s