Fernando Pimentel e PT de Minas se rendem às PPPs

caminhaoApós 12 anos demonizando e dificultando a implantação das Parcerias Público-Privadas (PPPs) em Minas Gerais, o governo do PT apresenta agora o projeto como solução para o estado. Foi durante encontro com empresários, em São Paulo, que o governador Fernando Pimentel anunciou que até o fim de maio vai lançar editais para as PPPs nas estradas estaduais. E foi mais além, adiantou de que dará continuidade às parcerias com a iniciativa privada também nos presídios mineiros. E, surpreendentemente, reconheceu que esse sistema ajuda a melhorar o ambiente de negócios do estado.

Minas Gerais nas gestões dos tucanos Aécio Neves e Antonio Anastasia fez de forma pioneira no país a primeira PPP Rodoviária e a primeira PPP Penitenciária. Em 2012, o Governo de Minas foi agraciado pela revista britânica World Finance com o Prêmio de Melhor Programa de Parcerias Público Privadas do Mundo, lembrou o presidente do PSDB-MG, deputado Marcus Pestana, em nota distribuída à imprensa na noite desta terça-feira (13/05), após o governador Pimentel divulgar a decisão de dar continuidade aos projetos dos governos do PSDB. (Leia nota no final)

O deputado estadual João Leite (PSDB), acostumado nos últimos 12 anos a responder às críticas dos petistas aos projetos de PPPs implantados em Minas, disse que agora o PT está diante da realidade de que não se governa criticando o que foi feito anteriormente “pois vai adotar o mesmo método de gestão.”

O governador Fernando Pimentel está seguindo à risca a cartilha do PT. O discurso é um e a prática outra. Agora, como administrador, chegou a hora da retórica populista e partidária dar lugar à prática governamental.

Nota PSDB-MG

A realidade da indústria e da economia brasileira mostram a exata medida da eficiência do modelo de gestão do ex-ministro de Desenvolvimento Econômico Fernando Pimentel. O que ele fez hoje em São Paulo foi exatamente o que fez como ministro da presidente Dilma. Usou de subterfúgios para esconder sua fragilidade como gestor. Como ministro, Pimentel foi autor de diversas promessas, entre elas o fantasioso Programa de Desenvolvimento da Produção, metas imaginárias para as exportações brasileiras, investimentos inexistentes em inovação e competitividade ou o aumento da exportação de manufaturados. Nada aconteceu de fato. O novo governador poderia ter contribuído muito para a realidade atual de Minas Gerais se ao menos tivesse se dedicado como ministro a aprovar o novo Código da Mineração. Mas nem isso fez por seu estado.

Infelizmente, completados quase seis meses do seu quase governo, Pimentel mostra que o tripé do novo modelo de gestão no Estado será o mesmo que ele adotou como ministro: Raciocínios genéricos + promessas vazias + ver o tempo passar. Equação que resulta em ausência de resultados, quando não em falência.

Convidado para falar a empresários em São Paulo, e não tendo projetos a apresentar, voltou a atacar as administrações anteriores. E não teve a menor cerimônia em apresentar ao empresariado as Parcerias Público-Privadas (PPPs), que seu partido demonizou em Minas e dificultou a implantação durante os últimos 12 anos. A novidade hoje foi única: O governo Pimentel e seu partido se renderam às PPPs. Minas Gerais nas gestões Aécio Neves e Antonio Anastasia fez de forma pioneira no país a primeira PPP Rodoviária e a primeira PPP Penitenciária. Em 2012, o Governo de Minas foi agraciado pela revista britânica World Finance com o Prêmio de Melhor Programa de Parcerias Público Privadas do Mundo. Esses são os fatos da realidade que Fernando Pimentel agora quer copiar. É lamentável para os mineiros que o governador e ex-ministro não tenha sequer uma nova ideia para chamar de sua.

Marcus Pestana
Presidente do PSDB-MG

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s