Retrocesso: Aeroporto Industrial pode ser a próxima vítima do PT em Minas Gerais

aeroporto

Retrocesso. Esse parece ser o lema do governo do PT em Minas Gerais. Além de estar devendo à população de Minas projetos para o desenvolvimento do Estado após quatro meses de governo, o petista Fernando Pimentel ainda quer acabar com os projetos implantados e com políticas exitosas de administrações anteriores. A próxima vítima do PT em Minas deve ser o Aeroporto Industrial. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, veio a público hoje dizer que o projeto do aeroporto industrial será “revisto”.

Inaugurado ano passado pelo então governador Antonio Anastasia, no sítio do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o aeroporto industrial permitirá que empresas produzam e exportem sem a cobrança de tributos estaduais, municipais ou federais. Em sua primeira etapa, o governo de Minas investiu R$ 17 milhões para criar a infraestrutura adequada para receber os empreendimentos em uma área de 46 mil metros quadrados.

O aeroporto industrial já foi homologado pela Receita Federal e operou, de agosto de 2006 a dezembro de 2007, por meio de um projeto piloto com a empresa Clamper, especializada na produção de dispositivos de proteção contra surtos elétricos. Na inauguração, 20 empresas de vários setores manifestaram interesse em se instalar em Minas, entre elas, empreendimentos do segmento aeroespacial, de equipamentos eletrônicos, de tecnologia da informação, manutenção ou reparo de aeronaves. Um memorando foi assinado com 17 instituições para o desenvolvimento e consolidação da Cadeia Produtiva de Bioquerosene para a Aviação no Estado de Minas Gerais.

O deputado Gustavo Valadares (PSDB), líder da Minoria na Assembleia Legislativa, lembrou que o governo do Estado tinha como responsabilidade construir as instalações físicas do aeroporto industrial e fez sua obrigação. Caberia à Infraero, empresa do governo federal do PT vinculada à Secretaria de Aviação Civil, a sua implementação e operação. “A Infraero decidiu paralisar a tramitação do aeroporto industrial para dar prioridade à concessão do Aeroporto Internacional Tancredo Neves”, explicou o parlamentar.

O que preocupa com a notícia que o governo Pimentel vai “rever” o projeto, é o fato de que uma aduana com tratamento diferenciado na cobrança de tributos como é o aeroporto industrial, conforme legislação específica, não pode ser realocada aleatoriamente. Ao contrário disso, o governo estadual deveria incentivar a instalação de novas empresas de base tecnológica, buscar novas parcerias e acompanhar os investimentos, pois os empreendimentos a serem instalados são de tecnologia, o que origina ao redor do aeroporto uma cadeia positiva de mais indústrias de alto valor agregado, o que geraria mais empregos de qualidade e mais renda, em um ciclo virtuoso.

A previsão é de que o aeroporto industrial começasse a funcionar em julho de 2015. Mas aí entra o PT e o governo de Fernando Pimentel, que tem como meta desconstruir as administrações dos governos de Minas entre 2003 e 2014. Seria uma pena que um projeto tão sério e que tem como objetivo diversificar a economia do estado fosse deixado de lado pelo governo do PT pelo simples fato de ter sido idealizado e iniciado pelo governo anterior.

O que o governo do PT de Pimentel fará com as 20 empresas que já haviam manifestado interesse em se instalar lá? Por que não buscar atrai-las ao invés de ‘rever’ o projeto?

Os mineiros não podem ser penalizados pela mesquinharia da disputa partidária praticada pelo PT e governo não pode utilizado com o objetivo confesso de atacar adversários políticos. Os avanços e as conquistas dos últimos 12 anos em Minas Gerais não pertencem a partidos políticos e sim à população.

Assista ao vídeo e conheça um pouco mais do projeto do Aeroporto Industrial

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s