Anastasia defende metrô de Belo Horizonte

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O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) saiu mais uma vez em defesa do metrô de Belo Horizonte. Nesta quarta-feira (25/03), durante audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo com o ministro da Cidades, Gilberto Kassab, o senador lembrou os anos do Governo do PT em que as obras necessárias para expansão foram ignoradas pela União.

“O metrô de Belo Horizonte é um caso interessante. Ele foi iniciado em 1986 e foi implementado seus trens e suas estações até o ano de 2002. Em outubro de 2002 foi inaugurada a 19ª estação. E de lá pra cá, lamentavelmente, não foi colocado um só metro de trilho e uma só estação foi inaugurada. De 2003 até agora, 2015, houve uma grande mobilização social, não só na capital, mas em todo o Estado – já que a mobilidade na capital reflete como um feixe de ações em todo o Estado de Minas Gerais – para o incremento desse metrô”, afirmou Anastasia.

A última estação do metrô da capital mineira foi inaugurada durante o Governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 2002. Desde 2003, apesar das promessas constantes dos Governos de Lula e Dilma, nenhuma grande obra foi realizada. Em todo esse período, o Governo do Estado, comandado pelo PSDB, cobrou ações e se dispôs a ajudar na elaboração dos projetos. Foi proposto, inclusive, que fosse realizada a estadualização do metrô para que o próprio Estado realizasse as obras, o que não ocorreu até hoje.

“É um assunto que tornou-se quase que em uma novela emblemática. Trata-se de um tema de mobilidade em uma metrópole que é das maiores do Brasil com a terceira maior Região Metropolitana em termos de habitantes. O Estado foi acionado pelo Governo Federal em 2012, fizemos um convênio em maio de 2013 para que fizéssemos o projeto de expansão do metrô. Em 2013 foi assinado e publicado esse convênio. Em um ano oEstado entregou, em maio de 2014, esses projetos”, lembrou o senador mineiro.

De lá pra cá, no entanto, nenhuma obra até agora foi viabilizada e a população da Região Metropolitana de Belo Horizonte continua sofrendo com um metrô antigo, que não atende às necessidades. O que Anastasia cobrou novamente, agora como senador, como externou na própria audiência pública com o ministro, é uma solução rápida e definitiva para o assunto.

“O importante nessa altura é a relevância dessa obra. Ela é fundamental. E que é de responsabilidade do Governo Federal. Fica aqui então o meu pedido, o meu apelo e a esperança de que se consiga de fato avançar naquilo que é considerado a prioridade número 1 para a mobilidade de uma metrópole tão importante quanto Belo Horizonte e que atinge milhões de habitantes de toda a Região Metropolitana”, disse Anastasia.

Após a intervenção, Kassab reconheceu o problema e indicou que o secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Dario Lopes, vá nos próximos dias ao gabinete do senador explicar o andamento do processo e das ações que serão tomadas para viabilizar finalmente as obras.

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