Tucanos querem explicações detalhadas sobre financiamentos do BNDES no exterior

Cury-Leitão

Os deputados Eduardo Cury (PSDB-SP) e Nilson Leitão (PSDB-MT) apresentaram requerimento de informações ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior cobrando explicações sobre financiamentos para exportação de serviços, associados ou não a exportação de bens, feitos por intermédio do BNDES.

Os tucanos afirmam que as informações solicitadas são fundamentais para subsidiar a análise do efetivo papel do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social no apoio a essas exportações. Isso é importante, segundo eles, considerando-se a conjuntura difícil que tem sido vivida pelo comércio exterior e as inúmeras críticas sobre a falta transparência no financiamento oficial de obras em outros países.

Os deputados lembram que o Congresso Nacional tem recorrentemente aprovado Medidas Provisórias autorizando empréstimos vultosos e subvenções do Tesouro Nacional para o BNDES. Isso demanda, na avaliação dos tucano, providências do Parlamento para aumentar a transparência sobre a utilização desses recursos públicos.

No requerimento, os parlamentares solicitam o valor total (expresso em dólares americanos), desagregado por país de destino das exportações, das operações aprovadas e dos desembolsos feitos pelo BNDES, em cada ano (2003 a 2014). Solicitam ainda a relação pormenorizada das referidas operações para financiamento de serviços realizadas nesses 12 anos indicando, para cada uma delas, o país de destino, o nome da empresa exportadora, nome do ente financiado, objetivo de financiamento, valor dos desembolsos efetivados pelo BNDES e uma série de outras informações.

Fonte: Diário Tucano

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s