Herança bendita: PIB do agronegócio mineiro fecha 2014 com alta de 7,51%

Superávit é resultado das políticas públicas implementadas por Aécio/Anastasia/Alberto, diz ex-secretário André Merlo

leiteiro-torneio-08-02

Depois de bater recorde em 2013, o PIB do agronegócio mineiro fechou o ano de 2014 com alta de 7,51% e renda de R$ 162,943 bilhões. Em relação ao PIB nacional do agronegócio, Minas Gerais respondeu por 13,8% do valor, acima do índice registado em 2013. No ano passado, a atividade pecuária respondeu pela maior parte da composição do PIB de Minas (52,51%) enquanto a agricultura ficou com 47,49%. Os dados são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da USP, e foram divulgados em reportagem do jornal Diário do Comércio, desta quarta-feira (18/03). Leia aqui

O resultado positivo do PIB do agronegócio mineiro é resultado das políticas públicas voltadas para a agricultura e pecuária, implementadas nos últimos 12 anos nos governos de Aécio Neves, Antonio Anastasia e Alberto Pinto Coelho. Na avaliação do ex-secretário de Agricultura, André Merlo, o superávit apresentado nos últimos anos confirma a atenção especial dada pelo governo de Minas a projetos de agricultura familiar e as câmaras técnicas que contribuíram para resolver os gargalos do setor. Segundo ele, ao contrário do governo federal, Minas valoriza produtos âncora como café, leite e carne bovina e diversificou a sua produção.

“Pela importância que o setor tem na economia brasileira, a atenção do governo federal deixa a desejar. Mas Minas deu exemplo e se destacou no país por acreditar no agronegócio e nos projetos da agricultura familiar. Diversificou a produção e não depende de um produto só. Hoje, o agronegócio do Estado produz tudo o que é exportado pelo Brasil”, disse André Merlo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s