Presidente do Tucanafro se reúne com o senador Aécio Neves

Aecio-Tucanafro (1)
Juvenal Araújo vai participar da comissão que coordenará a nova campanha de filiação do PSDB

O presidente do Tucanafro, Juvenal Araújo, se reuniu na quarta-feira (10/03) com o presidente do PSDB, senador Aécio Neves, em Brasília. Após participar da reunião da Executiva Nacional do partido, quando o PSDB formalizou apoio às manifestações populares contra o governo da presidente Dilma, no dia 15, Juvenal entregou ao senador Aécio as fichas de 515 filiações que o Tucanafro de Minas Gerais fez nos últimos meses.

Juvenal Araújo, que também é presidente do secretariado em Minas, ressaltou a importância das filiações. “Queremos mais representatividade e uma sinalização de melhorias nas políticas públicas de igualdade racial. Os índices de segurança e qualidade de vida do negro no Brasil são muito ruins. E o secretariado da militância negra do PSDB entrou nessa luta e carrega essas bandeiras”, disse.

Durante o encontro, ficou acertada a participação do presidente do Tucanafro na comissão que coordenará a nova campanha de filiação do PSDB, com lançamento previsto para o dia 8 de abril. “Ficou definido também a realização da 1ª Convenção Nacional do Tucanafro Brasil, que vai acontecer paralelamente à Convenção Nacional do partido, marcada para o dia 5 de julho”, informou Juvenal Araújo.

Medalha Zumbi

Durante o encontro com o presidente do núcleo negro do PSDB, o senador Aécio Neves recebeu o Diploma e a Medalha Zumbi dos Palmares, premiação criada pelo Tucanafro para homenagear pessoas que colaboraram com a luta da população negra e que promoveram ações afirmativas.

Juvenal Araújo lembrou que foi em 2001, quando o senador Aécio Neves presidia a Câmara dos Deputados, que foi instalada naquela Casa a Comissão Especial do Estatuto da Igualdade Racial.

“Foi também na primeira administração do então governador Aécio Neves, em 2004, que foi estabelecido o sistema de cotas na Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) e na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). E, ainda, foram realizadas no Estado as 1ª e 2ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que resultaram na criação do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, em 2009”, explicou o presidente do Tucanafro.

A medalha e o diploma são entregues em novembro, durante as comemorações do Mês da Consciência Negra, para referenciar o grande símbolo da luta Zumbi dos Palmares. “Realizamos diversos atos com o objetivo de promover uma reflexão da importância do povo africano na formação cultural e social do Brasil. Na solenidade promovida no ano passado, o senador Aécio Neves não pode comparecer. Por isso, recebeu a homenagem nesta quarta-feira, em Brasília”, concluiu Juvenal Araújo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s