Eduardo Barbosa instala Grupo de Amizade Brasil – União Europeia

10 02 - Eduardo Barbosa instala Grupo

O deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB-MG), Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, instalou na tarde desta terça-feira (10/02) o Grupo de Amizade Brasil – União Europeia, o qual presidirá durante esta Legislatura. “Vamos aprofundar o intercâmbio político com a Europa e tornar este diálogo constante e permanente”, afirmou.

Ao ato de instalação, compareceram a Embaixadora Ana Paula Zacarias, Chefe da Delegação Europeia no Brasil, o Coordenador de Projetos da Fundação Konrad Adenauer, da Alemanha, Gregory John Ryan, e os Deputados Jarbas Vasconcelos, Evandro Gussi e Professora Dorinha Seabra Rezende.

“Constituímos um grupo que terá uma agenda objetiva. O grupo produzirá resultados com impacto nas relações do Brasil com a União Europeia e os seus estados-membros. Por meio de uma agenda dinâmica, vamos fortalecer ainda as relações entre o Congresso brasileiro e o Parlamento Europeu”, destacou Eduardo Barbosa.

A Embaixadora Ana Paula Zacarias enfatizou a importância do Grupo na dinamização das relações entre o Brasil e a Europa e lembrou que em 2014, o Parlamento Europeu criou pela primeira vez, um grupo integrado por 28 eurodeputados, para fomentar as relações com o Brasil. O Presidente é o Deputado social democrata Paulo Rangel, de Portugal. “Trata-se de um grupo muito forte, pois conta com representantes de todos os partidos com assento no Parlamento Europeu. Além disso, não esqueçamos que a União Europeia é a principal parceria comercial do Brasil no conjunto dos seus 28 membros”, explicou.

Fórum Brasil – Europa

Já no dia 17 de março será realizado o Fórum Brasil – Europa, evento que reunirá parlamentares brasileiros e europeus, além de autoridades e acadêmicos que discutirão temas como Educação, Ciência e Tecnologia, Cibersegurança e democracia virtual e as questões do clima. Além disso, ainda no primeiro semestre deste ano deverá realizar-se em Brasília, a Cúpula Brasil – União Europeia, precedida pela visita da nova chanceler europeia ao Brasil, a italiana Federica Mogherini.

Fonte: Assessoria de Imprensa do deputado Eduardo Barbosa

Leia também Relações exteriores: Eduardo Barbosa discute comércio com a embaixadora da Albânia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s