Educação e infraestrutura são a base do Programa de Governo de Pimenta da Veiga

Único candidato a anunciar conjunto de ações para o desenvolvimento de Minas, Pimenta também destacou projetos para saúde, segurança e gestão das águas
Único candidato a anunciar conjunto de ações para o desenvolvimento de Minas Gerais, Pimenta da Veiga também destacou projetos para saúde, segurança e gestão das águas

O candidato a governador Pimenta da Veiga apresentou nesta quarta-feira (01/10), em Belo Horizonte, seu Programa de Governo para os próximos quatro anos. Único candidato a anunciar formalmente um conjunto documentado de propostas para Minas, Pimenta estabeleceu como prioridades a área social, sobretudo a educação pública, e a infraestrutura, com ênfase no setor de logística, com vistas ao fortalecimento da economia mineira. Pimenta também destacou projetos para gestão de recursos hídricos, para a regionalização do sistema de saúde e para o aprimoramento da segurança pública.

O Programa de Governo foi elaborado a partir da contribuição de cidadãos mineiros e entidades civis – tanto nas centenas de viagens realizadas por Pimenta nos últimos meses, quanto por meio dos canais disponibilizados pela campanha na internet. A equipe de elaboração foi coordenada pelo ex-ministro e professor da Fundação Dom Cabral, Paulo Paiva, que contou com uma rede de colaboradores e especialistas de áreas consideradas prioritárias, entre eles professores, médicos, engenheiros e economistas. O advogado e gestor público Thiago Bregunci foi o coordenador executivo do programa.

Na apresentação do documento, Pimenta falou sobre as metas a serem alcançadas. “Educação e infraestrutura são a base do desenvolvimento. Quando nós nos dedicamos obsessivamente a educação, nós estamos melhorando a qualidade de vida dos mineiros, a qualificação, que é o que faz o Estado avançar. Já a infraestrutura é indispensável para atrair investimentos para Minas, para trazer para cá mais empregos, mais renda e mais tributos para que o Estado possa se desenvolver ainda mais. Esses dois eixos são indispensáveis e são a base do nosso programa”, destacou Pimenta da Veiga.

Ele também apresentou suas propostas para assegurar a preservação dos recursos hídricos mineiros e, ainda, promover o uso estratégico das águas. “Esse é um ponto extraordinário. Minas tem o maior manancial de água do Brasil. A água é o grande bem da humanidade. Minas precisa utilizar a sua água de forma estratégica e até com peso político. Se nós abastecemos de água o Sudeste, parte do Centro-Oeste e até do Nordeste, nós temos que saber usar esse privilégio e é assim que nós vamos fazer. Isto pode ser um bem econômico, pode ser um bem político, pode ser um bem energético”, explicou.

Pioneirismo em Minas

O coordenador do programa, Paulo Paiva, destacou a importância da apresentação do conjunto de propostas e lembrou que nenhum outro candidato anunciou plano de governo aos eleitores. “Com o programa, a população pode escolher o candidato sabendo quais sãos seus compromissos. Dos candidatos do PT, nenhum apresentou programa, nem no plano federal e nem no estadual. O PSDB tem compromisso de transparência. A apresentação do programa é exatamente para mostrar para as pessoas em que Pimenta da Veiga acredita, com o que ele se compromete e o que ele pretende fazer em Minas”, afirmou.

Paulo Paiva reiterou, ainda, que todas as propostas levam em conta, além da busca por melhorias na qualidade de vida do cidadão, rigoroso compromisso com a responsabilidade fiscal. “Levamos em conta a disponibilidade de recursos, quer seja no orçamento, quer seja com financiamentos. De outro lado, o tempo, ou seja, o período de cumprimento das propostas. É uma experiência muito interessante, de colher os sonhos dos mineiros e buscar grandes desafios para transformar esses sonhos em realidade, uma realidade factível. Caminhar com o olho no futuro, mas com o pé no chão”, completou o coordenador.

Na apresentação, Pimenta falou sobre os avanços conquistados nas administrações de Aécio Neves e Antonio Anastasia, além de ressaltar a importância de concluir obras e projetos em andamento. Ele reafirmou que seu governo, caso eleito, sempre estará aberto a sugestões e ao diálogo. “Este plano não é estático, é dinâmico. Será sempre aprimorado ao longo do tempo. Outros candidatos não lançaram seus planos, nós estamos sendo pioneiros. O que nós queremos é que as pessoas que vão votar no domingo saibam o que nós pretendemos fazer, qual é a base do nosso trabalho”, concluiu.

Além de também tratar de propostas para segurança pública e saúde, Pimenta da Veiga disse que todas as ações do seu Programa de Governo levam em conta um mesmo objetivo: “É um programa que tem como base atender as pessoas. O que interessa é a qualidade de vida de cada um. O centro do nosso trabalho é valorizar o mineiro. Além disso, como nos ensinou Tancredo Neves, o primeiro compromisso de Minas é com a liberdade. Portanto, a liberdade está presente da primeira à última página desse trabalho, através das liberdades democráticas, das liberdades humanas, das liberdades gerais”.

Foto 01-10-14 10 19 57

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s