Deputados destacam conquistas de Antonio Anastasia à frente do Governo de Minas

Antonio Anastasia durante a última reunião gerencial, no dia 28 de março, quando apresentou a Agenda do Legado. Foto Omar Freire/Imprensa MG
Antonio Anastasia durante a última reunião gerencial, no dia 28 de março, quando apresentou a Agenda do Legado. Foto Omar Freire/Imprensa MG

O governador de Minas Gerais Antonio Anastasia deixa o cargo nesta semana com um legado para o estado e para o Brasil, na avaliação de deputados do PSDB. Entre as conquistas dos últimos anos, destacam-se a melhor educação básica do país, a mais alta expectativa de vida e o mais eficiente sistema de saúde do Sudeste. Na opinião dos tucanos, Anastasia sai do posto com a missão cumprida.

De acordo com o deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), o mineiro é um grande administrador. “A sua atuação no governo de Aécio Neves é que deu o chamado choque de gestão em Minas Gerais, alterando de maneira bem expressiva toda a máquina administrativa e financeira do nosso estado e dando novas condições para o progresso em Minas”, afirmou. “Ele sai do governo convencido de que cumpriu com o seu dever”, completou.

Minas foi o primeiro estado a colocar crianças com 6 anos de idade na escola. Os frutos do pioneirismo são a liderança nos rankings do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas.

Graças à boa gestão das contas públicas e de uma economia ativa e diversificada o estado conquistou o “grau de investimento” concedido por agências internacionais de risco. Bonifácio frisou as inovações de Anastasia no gerenciamento do estado.

“A sua atuação nas áreas tributária, social, educacional e o apoio à agricultura e ao desenvolvimento industrial são diversos ângulos da gestão que devem ser ressaltados. A sua presença à frente do governo de Minas constitui um exemplo de merecidos elogios e sobretudo de respeito por parte do povo brasileiro.”

Segundo o deputado Rodrigo de Castro (PSDB-MG), Anastasia é o mais preparado gestor público de sua geração. “Desde que assinou o primeiro programa de governo de Aécio Neves, ainda em 2003, ele vem dando uma contribuição superlativa à busca de soluções inovadoras para os grandes desafios de Minas”, apontou em artigo publicado no jornal “O Estado de Minas”.

O parlamentar destacou o esforço para proporcionar empregabilidade aos jovens, os avanços da infraestrutura e as importantes parcerias com os municípios. “Centenas de cidades superaram o dramático isolamento das estradas de terra; o saneamento básico expandiu-se; e descentralizaram-se as estruturas de saúde e seus respectivos equipamentos. Tivemos um governo municipalista, e o foco na luta por maior dinamismo e diversificação da economia foi uma obsessão”, ressaltou.

A taxa de desemprego do estado é inferior à nacional. Além disso, 92% dos municípios têm IDH médio, alto e muito alto.

“Despedida não é coisa fácil. Mas essa hora é gratificante quando deixamos um legado, fruto do dever cumprido com ética e probidade. É assim que me sinto ao entregar o governo de Minas ao meu sucessor”, destacou Anastasia, em artigo publicado no jornal “Correio Braziliense”. No lugar do tucano assume Alberto Pinto Coelho, atual vice-governador.

Fonte: Diário Tucano

Leia também Antonio Anastasia apresenta projetos estratégicos do Governo de Minas e faz balanço de sua gestão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s