Tucanos recebem medalhas em sessão comemorativa pelos 25 anos da Constituição

Foto Lucio Bernardo Jr./Ag.Câmara
Foto Lucio Bernardo Jr./Ag.Câmara

A Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira (9) sessão solene em comemoração aos 25 anos da Constituição Federal de 1988, promulgada no dia 5 de outubro. A homenagem ressaltou as garantias sociais e políticas trazidas pela Carta Magna. Três deputados tucanos receberam medalhas pelo trabalho desenvolvido à época.

Os 25 deputados constituintes ainda em exercício, entre eles Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), Jutahy Junior (PSDB-BA) e , receberam a Medalha da Assembleia Nacional Constituinte. A viúva de Dante de Oliveira, Thelma de Oliveira, recebeu a condecoração em nome do marido. Ele apresentou, em 1983, uma emenda para que o Brasil retomasse as eleições diretas, suspensas desde a implantação do regime militar A senadora tucana Lúcia Vânia (GO) e o governador de Tocantins, Siqueira Campos, também estiveram entre os tucanos agraciados.

Curiosidade

As medalhas distribuídas por decisão do presidente da Câmara têm o objetivo de reconhecer o trabalho daqueles que colaboraram de forma decisiva para a promulgação da Constituição. Elas foram confeccionadas a pedido de Ulysses Guimarães no ano da promulgação da Constituição, mas a Justiça proibiu a distribuição. Elas estavam guardadas nos porões da Câmara e só agora foram entregues aos homenageados.

-> As medalhas de ouro foram destinadas, em caráter institucional, às presidências da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, da República e do Supremo Tribunal Federal.  As de prata ao ex-presidente da República e atual senador José Sarney, autor da proposta que convocou a Assembleia Constituinte; aos parlamentares em exercício que atuaram durante a Constituinte; e a outros constituintes indicados pelos líderes de partidos. Já as de bronze foram distribuídas a colaboradores indicados pela Mesa Diretora da Casa, entre os quais alguns jornalistas que se destacaram na cobertura política à época.

-> Uma Exposição com cartazes, pôsteres, charges e quadros veiculados pela imprensa nacional foi inaugurada também no corredor de acesso ao plenário da Câmara. A mostra retrata o clima político da época e a repercussão da promulgação da Carta Cidadã. Parte das peças reproduz acervo do Museu da República, do Rio de Janeiro.

Leia matéria completa no Diário Tucano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s