Secretariado nacional do Tucanafro será fundado oficialmente em novembro com posse da primeira diretoria

Representantes de 22 estados, reunidos em Belo Horizonte, escolheram nova a diretora do futuro Secretariado Nacional da Militância Negra do PSDB, o Tucanafro
Representantes de 22 estados, reunidos em BH, escolheram a nova diretora do futuro Secretariado Nacional da Militância Negra do PSDB, o Tucanafro

O mais novo núcleo temático do PSDB, o Tucanafro, será transformado em secretariado nacional, em novembro deste ano, durante o Congresso Nacional da Militância Negra do PSDB. No encontro, será empossada a primeira diretoria, eleita no último fim de semana em Belo Horizonte, durante o 1º Simpósio da Militância Negra. O presidente será o atual coordenador nacional, Juvenal Araújo.

“Agradeço a escolha feita pelos 22 representantes de estados que participaram do 1º Simpósio Nacional da Militância Negra do PSDB. É uma honra e uma grande responsabilidade estar à frente desse mais novo secretariado nacional do partido. Por meio do Tucanafro, o PSDB aponta por mudanças e vai mostrar caminhos para que o nosso partido seja vanguarda e garanta a inserção política, econômica e social da população negra”, afirmou Juvenal que também é presidente do Tucanafro de Minas Gerais.

Juvenal Araújo adiantou que uma das primeiras ações do Tucanafro será orientar governadores e prefeito tucanos a aderirem ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial e instituírem em seus estados e municípios órgãos de promoção da igualdade racial.

“É competência dos poderes constituídos implantar políticas públicas que promovam a equidade de gênero e raça. Precisamos garantir à população negra do país, alvo predileto de toda sorte de mazelas, discriminações, ofensas e violências material e simbólica, a igualdade étnica racial”, disse.

Carta de Belo Horizonte

O Tucanafro enviará à Executiva Nacional do PSDB a Carta de Belo Horizonte, elaborada durante os dois dias de realização do 1º Simpósio Nacional da Militância Negra promovido na semana passada. Entre as diretrizes traçadas estão ações afirmativas de inclusão social para o empoderamento do negro; ações de qualificação profissional; ações de apoio às comunidades quilombolas; valorização da nossa cultura através de religiões de matrizes africanas; maior participação do negro na política e nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Durante dois dias, militantes negros de 22 estados discutiram políticas públicas de combate ao racismo e novos caminhos para a promoção da igualdade racial. O Tucanafro será o quarto secretariado temático do PSDB. Os outros são o PSDB Mulher, Juventude Tucana e PSDB Sindical.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s