Atraso em ferrovia prometida por Lula é mais um exemplo de incompetência petista, diz deputado

ianuguracao que nao houveSe a promessa feita pelo ex-presidente Lula em 2010 tivesse sido cumprida, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) teria sido inaugurada na última terça-feira (30). No entanto, a obra federal contratada há três anos e orçada em R$ 4,3 bilhões não tem sequer um trilho instalado. A estrada de ferro, coordenada pela estatal Valec, tem o objetivo de transformar a Bahia no novo corredor ferroviário de exportação do Brasil. Na avaliação do deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA), a situação é mais um exemplo da incompetência do PT.

“Essa é uma promessa do ex-presidente Lula reiterada pela presidente Dilma. Foi anunciado que essa ferrovia seria concluída este ano. Por conta de muita incompetência, irresponsabilidade e inépcia do governo nada disso aconteceu. É inacreditável”, criticou o tucano.

A falta de planejamento do governo, que se baseou em estudos ambientais capengas e projetos de engenharia que não paravam de pé, transformou a ferrovia em estudo de caso do Tribunal de Contas da União (TCU). Desde 2011, uma medida cautelar do órgão de fiscalização impede o avanço das obras ao longo de todo o trecho oeste da ferrovia, de acordo com informações do jornal “Valor Ecônomico”.

Desde que chegou ao Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff não conseguiu inaugurar nenhum trecho de ferrovia. Para Imbassahy, a população paga um preço altíssimo pelas obras que não saem do papel. “Os anos se passam e as obras não acontecem. É um custo adicional, um prejuízo enorme que a população brasileira está pagando. Esse é um governo que só faz prometer e pouco realiza”, reprovou.

A nova promessa do governo é entregar o traçado inicial, entre Barreiras e Caetité, até o fim de 2015. A segunda etapa, que chega até Ilhéus, ficaria pronta em dezembro do ano que vem. Entretanto, conforme destaca a reportagem do “Valor”, para os engenheiros que estão à frente das obras, e até mesmo para o governo baiano, o novo cronograma é apenas um instrumento de pressão para que as empreiteiras avancem. “Sabemos das dificuldades. A promessa de entregar o trecho de Ilhéus até o fim de 2014 está muito apertada. Do jeito que a obra está, só sai mesmo em meados de 2015”, alerta Eracy Lafuente, coordenador de acompanhamento de políticas de infraestrutura do governo da Bahia.

Chegada dos trilhos continua sem previsão

→ Para a Valec, a situação da Fiol não é de urgência. O novo edital para compra dos lingotes de aço da ferrovia ainda não foi publicado pela estatal. Há dois anos, a estatal tenta comprar os trilhos para tocar seus dois empreendimentos – Fiol e Ferrovia Norte-Sul -, mas esbarra em constantes ações judiciais movidas por empresas e determinações impostas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Em julho, a Valec conseguiu uma nova versão de edital para compra das barras de aço que serão aplicadas na Norte-Sul. O pregão está marcado para setembro. No caso da Fiol, porém, a chegada efetiva dos trilhos ainda é uma incógnita, aponta o jornal “Valor Econômico”.

Fonte: Diário Tucano

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