Transformado em arena multiuso, Mineirão será entregue hoje à sociedade mineira

Foto Sylvio Coutinho/Divulgação
Foto Sylvio Coutinho/Divulgação

Chegou o grande dia. Após quase três anos fechado para reforma, o Mineirão será devolvido hoje à sociedade mineira, totalmente transformado e revitalizado, seguindo os mais modernos padrões exigidos pela FIFA.

A solenidade – que será transmitida ao vivo pela Agência Minas, com imagens geradas pela Rede Minas no estádio –  começa às 16h, com as presenças do governador Antonio Anastasia, da presidente da República Dilma Rousseff, do ministro dos Esportes Aldo Rebelo e do senador Aécio Neves, em cujo mandato como governador as obras do novo Mineirão foram iniciadas, dentre outras autoridades.

Cerca de 20 mil pessoas participarão do evento e terão acesso a uma intensa programação cultural, que culminará em um show da banda mineira Jota Quest.

As obras do novo Mineirão, que contemplam transformações de grande porte, começaram na data recomendada pela FIFA e terminaram sem atrasos, dentro do orçamento previsto. Ao todo, foram investidos R$ 650 milhões na reforma, que foi viabilizada por meio de uma parceria público-privada (PPP) do Governo de Minas com a Minas Arena, empresa vencedora da licitação e que também será responsável pela manutenção e pela operação do estádio nos próximos 25 anos.

No total, 3 mil operários trabalharam na obra nos momentos de pico, entre eles 103 mulheres, 46 detentos e 82 jovens que tiveram a carteira assinada pela primeira vez. Também foram oferecidos cursos de alfabetização para os operários no canteiro de obras.

Arena multiuso

No novo Mineirão, os torcedores passarão a contar com 62.160 assentos, além de uma esplanada de 80 mil m² do lado de fora, com capacidade para 65 mil pessoas.

Uma das grandes novidades do estádio, essa ampla área externa transforma o Mineirão em uma arena multiuso – um espaço para eventos esportivos, culturais, ecumênicos, de negócios e, acima de tudo, uma opção de lazer para as famílias, com segurança e conforto.

O campo de futebol do novo Mineirão foi rebaixado em 3,4 metros para melhorar as condições de visibilidade. O novo estádio dispõe de 62.160 mil assentos e a entrada será feita por meio de 106 catracas de rápido acesso.

Uma área de aproximadamente 10.765 m² vai abrigar 98 camarotes, totalizando 2.024 lugares, além de um restaurante panorâmico, lounges e sanitários.

O novo Mineirão também está preparado para receber a imprensa em instalações modernas e confortáveis. A nova tribuna pode acolher 388 jornalistas. Há, ainda, sala de conferência, área para entrevistas e estúdios de transmissão.

O estacionamento possui 2.925 vagas, sendo 1.884 cobertas e 1.041 ao ar livre. Os carros terão acesso a 2.670 vagas. As outras 255 vagas são destinadas a deficientes, motos, bicicletas, carga e descarga, bombeiros e viaturas policiais.

Em localização privilegiada, com acesso fácil e inserido no Conjunto Arquitetônico da Pampulha, o Mineirão é o verdadeiro templo do futebol mineiro e o único, hoje, a contar com dois grandes clubes para dividir o campo e as arquibancadas.

O primeiro jogo será realizado no dia 03 de fevereiro com o grande clássico do futebol, Cruzeiro X Atlético, numa partida histórica que também marcará a abertura do campeonato estadual de 2013.

Acompanhe, ao longo dia, na Agência Minas, a cobertura completa com os principais momentos da festa que marcará a entrega das obras do novo Mineirão. O internauta também pode acompanhar a cobertura e fazer perguntas pelo canal do Governo de Minas no Twitter, no endereço  www.twitter.com/governomg

Fonte: Agência Minas

Leia também Governador ressalta atributos do novo Mineirão em entrevista ao MGTV

Confira ainda Anastasia e Aécio Neves destacam o legado do novo Mineirão em artigo no jornal O Globo

IFrame

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s