Destaque na imprensa: Maria do Carmo é a candidata mais rejeitada, e Carlaile lidera

Publicado no jornal O Tempo – 1º/08/12

Betim. Pesquisa DataTempo/CP2 mostra candidato tucano à frente na disputa pela prefeitura

Pesquisa realizada pelo Instituto DataTempo/CP2, de 11 a 14 de julho, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, mostra o deputado federal Carlaile Pedrosa (PSDB) na liderança da disputa pela prefeitura, com mais da metade das intenções de voto. Mas o que chama a atenção no levantamento é o índice de rejeição da candidata do PT, a atual prefeita Maria do Carmo Lara.

Na primeira opção dos entrevistados, 44,1% não votariam em Maria do Carmo. Outros 9,2% não votariam em Sargento Peixoto, e 8,0% não votariam em Sidenir Aparecido. Carlaile Pedrosa é quem tem menor rejeição: 7,0%. Para 15,6% dos pesquisados, é possível votar em todos.

Além de ser o menos rejeitado, Carlaile Pedrosa conta com 62,6% das intenções de voto no cenário em que o nome de todos os candidatos são citados. Nessa situação, Maria do Carmo, a adversária mais próxima, tem 19,3%. De acordo com o levantamento, não haveria segundo turno. Ainda neste quadro, Sargento Peixoto e Sidenir Aparecido não alcançam 1,0% das intenções de voto. O número de indecisos é de 11,0%.

No segundo cenário, em um confronto direto entre Carlaile e Maria do Carmo, a situação não é muito diferente. O candidato do PSDB tem 63,4% enquanto a rival, 19,6%. O número de indecisos é de 10,0%.

Chapa completa. Quando a chapa completa é apresentada ao entrevistado – o nome do candidato a prefeito é associado ao do seu vice -, Carlaile Pedrosa e Pinduca têm 63,9% . Maria do Carmo e Léia Nogueira ficam com 19,1%. O número de indecisos é de 9,8%.

Espontânea. Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao entrevistado, Carlaile Pedrosa mantém uma boa frente em relação à prefeita.

Nessa situação, o deputado federal do PSDB é citado por 40,5% dos entrevistados. Para outros 18,2%, os candidatos não são conhecidos. Optam por votar em Maria do Carmo 13,2%. Dizem que não pretendem votar em ninguém 5,0%. Embora não seja candidato, o deputado estadual Rômulo Veneroso é citado por 0,3%. Pinduca, candidato a vice na chapa de Carlaile Pedrosa, é lembrado por 0,2% dos entrevistados.
A pesquisa DataTempo /CP2 realizou 2.236 entrevistas nas mais diversas faixas etárias, de renda e de formação escolar. A margem de erro do levantamento realizado é de 2,07 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O registro da pesquisa na Justiça Eleitoral tem número MG-00168/2012.

 

Administração é desaprovada pela maioria

A gestão da prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara (PT), é desaprovada pela maioria dos entrevistados DataTempo/CP2. A administração municipal é desaprovada por 57,5%. Outros 38,0% aprovam a gestão. Dizem que não sabem responder 3,8%.

Na avaliação qualitativa, o governo de Betim recebe conceito muito ruim de 25,8%. Outros 15,6% classificam a gestão como ruim. Para 32,2%, a administração é regular. Dizem que o governo é bom 20,8%. Somente 4,2% afirmam que ele é muito bom.

O atendimento à saúde é o principal problema de Betim segundo os entrevistados, na soma de duas opções. As faltas de segurança pública, de calçamento de ruas e de limpeza urbana também são listados como problemas.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s