Ouça entrevista do senador Aécio Neves na chegada a Juiz de Fora do corpo de Itamar Franco

Entrevista do senador Aécio Neves (PSDB/MG) na chegada a Juiz de Fora do corpo do ex-presidente Itamar Franco.
http://www.psdb-mg.org.br/midias/download/id/3498

Abaixo, transcrição da entrevista

Entrevista do senador Aécio Neves durante chegada do corpo do ex-presidente e senador Itamar Franco ao aeroporto de Juiz de Fora (MG)

03-07-11

O que representa a morte do senador Itamar Franco para Minas Gerais?

Minas e o Brasil perderam um dos grandes, um dos grandes homens públicos do nosso tempo. Nessa nossa política tão desgastada, tão atacada e tão mal realizada por tantos, Itamar era singular. Itamar foi um homem que, durante toda a sua vida pública, sem qualquer exceção foi absolutamente fiel a suas convicções, aos seus princípios e aos valores que fazem do Brasil uma sociedade democrática e livre. Eu tenho um orgulho enorme de ter tido a oportunidade de ser seu companheiro e, mais do que as homenagens póstumas, o que para mim é mais valioso foi a grande homenagem que os mineiros fizeram a Itamar nas últimas eleições dando-lhe uma consagradora vitória ao Senado. E a forma como ele foi recebido no Senado honra todos nós mineiros. Itamar Franco, isso não é favor algum, nesses poucos meses em que lá esteve foi figura central no Senado e sempre da mesma forma, defendendo o regimento, defendendo o espaço das minorias, o debate frontal quando necessário. Portanto, perde o Brasil, perde Minas Gerais. E eu perco um amigo, um amigo que se tornou pra mim essencial na minha vida pública.

O que representa essa morte para o Brasil?

Uma ausência, uma lacuna que não será preenchida. Itamar foi único no seu tempo. A sua retidão, a sua dignidade pessoa, a sua coragem em defender valores e princípios é um legado para as próximas gerações. Estarei, lá, sempre atento. Obviamente sem condições de preencher a lacuna da sua ausência, mas com muita disposição de seguir os seus ensinamentos. Fico feliz de os mineiros terem dado a ele, nas últimas eleições, essa belíssima vitória que coroa uma vida pública de inúmeras realizações.

Em relação ao Zezé Perrela que vai assumir. Isso representa o que para Minas? Há, realmente, uma mudança muita grande?

São perfis absolutamente diferentes. Não há que se se fazer comparações. Desejo sorte ao suplente Zezé Perrela e, que ele possa fazer como Itamar Franco, dignificar a vida pública de Minas Gerais, defender permanentemente os interesses de Minas Gerais. Mas Itamar foi uma figura única. Nenhum de nós tem condições de suprir a sua ausência. O que temos que fazer é seguir os seus exemplos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s